(Wilson Dias/ABr)
A população atingida pelo rompimento de duas barragens de rejeito da Samarco, em Mariana, poderá sacar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o valor de R$ 6,2 mil para as despesas imediatas. A Presidência da República confirmou há pouco que vai liberar o dinheiro.
Antes, porém, o governo de Minas precisa decretar, em nível estadual, o estado de emergência no município afetado pela catástrofe. Após essa medida haverá o reconhecimento desta situação pela União e posterior permissão para o uso dos recursos.
De acordo com a publicação do Presidência, o governo federal tem apoiado o Estado de Minas Gerais para a assistência das famílias desabrigadas e buscas na área. O Ministério da Integração Nacional e o Exército Brasileiro trabalham em parceria com Defesa Civil para realizar o apoio emergencial. A União também está apoiando a entrega de kits emergenciais à população atingida.
A Caixa Econômica Federal está presente na cidade mineira para auxiliar os desabrigados, na recuperação da documentação perdida no desastre. A Agência Nacional de Águas (ANA), por sua vez, acompanha de perto o abastecimento hídrico na região para avaliar a necessidade de alguma providência.