Disque 181

Disque Denúncia já recebeu 10 milhões de ligações e mais de um milhão de denúncias em Minas

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
04/07/2023 às 21:48.
Atualizado em 04/07/2023 às 21:52
 (Tiago Ciccarini / Sejusp)

(Tiago Ciccarini / Sejusp)

O telfone 181, mais conhecido como Disque Denúncia Unificado (DDU), atingiu a marca de 10 milhões de ligações atendidas e mais de um milhão de queixas contabilizadas em Minas, desde sua implementação em 2007.

O DDU oferece serviço gratuito, anônimo e sigiloso para fortalecer a segurança pública do Estado por meio do rápido encaminhamento das informações recebidas, a fim de auxiliar na prisão e apreensão de criminosos e de drogas, entre outros crimes.

Os principais tipos de denúncias recebidas pelo 181 em Minas são relacionadas ao tráfico de drogas, com 667.008 ocorrências. Em seguida, aparecem jogos de azar, maus-tratos a animais, crimes ambientais e posse de armas.

Em 16 anos, 25 toneladas de drogas foram recolhidas, mais de 270 mil pessoas foram presas ou recapturadas, mais de 30 mil armas de fogos apreendidas, mais de R$ 255 mil em multas convertidas, e 2.329 inquéritos policiais foram abertos.

Como usar o DDU? 
O Disque Denúncia Unificado é um serviço gratuito, disponibilizado em todo o território mineiro, por meio do número 181. Ao ligar, qualquer cidadão pode repassar informações e fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. O denunciante não é identificado, mas recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.

Feita a denúncia, as informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso.  

O serviço, no entanto, não é imediato, pois é necessário um tempo para a apuração das denúncias. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar pelo número 190, Polícia Civil, no 197, e Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por