MONTES CLAROS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terminou o projeto de ampliação da BR-251. Estão contempladas a construção de trincheiras, viadutos e terceira faixa e ampliação de pontes.
O investimento, porém, vai consumir R$ 800 milhões, que não tem previsão orçamentária.
Pela rodovia, que encurta em 300 km a ligação entre o Nordeste e o Sudoeste do país, passam 10 mil caminhões por dia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ocorreram 84 acidentes neste ano, com 99 pessoas feridas e 11 mortes.
O coordenador regional do Dnit, Antônio Péricles Lobo, disse que o projeto executivo prevê a construção de uma trincheira na saída de Montes Claros, onde está o trevo do Anel Rodoviário, e de um viaduto no fim da rodovia, quando ela se encontra com a BR- 116, a Rio-Bahia.
Nos pontos críticos, haverá mudança do traçado para acabar com as curvas, como as existentes nas serras de Francisco Sá e de Salinas. Em diversos pontos, haverá terceira pista e reforma nas pontes, pois algumas estão fora dos padrões.
Precariedade
A BR-251 foi construída na década de 80. No trecho de 42 km entre Montes Claros e Francisco Sá, a vida útil acabou. O segundo trecho, de Francisco Sá a Salinas, com 168 km, foi concluído em 1993. Em 1996, o então presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou o último trecho, de Salinas à BR-116, com 110 km de extensão.
No fim de 2011 e início de 2012, a rodovia chegou a seu ponto crítico, com muitos buracos devido às chuvas, provocando interdição de trechos. As entidades de classe do Norte de Minas iniciaram, então, protestos para fechar a rodovia e chamar a atenção do governo. No início do ano passado, foram realizadas melhorias no trecho, quando começou a elaboração do projeto técnico de ampliação.
Em audiência pública realizada no último dia 20, em Francisco Sá, foi definida uma mobilização em Brasília para pedir à presidente Dilma Rousseff a liberação de recursos que permitam o início da obra. A mobilização prevê inserir a BR-251 no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC).