Buracos, falta de fiscalização e de acostamentos. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem trafega pela BR-040, principal ligação entre o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Como promessa para melhorar a situação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), promete privatizar a rodovia ainda neste ano, provavelmente em outubro.
A garantia de que a BR-040 será repassada ao setor privado foi dada pelo engenheiro do órgão, Davidson Matos Carvalho, durante uma audiência realizada na quinta-feira (13), em Congonhas, região Central de Minas, pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Na reunião, convocada para discutir a situação da rodovia - principalmente no trecho entre BH e Conselheiro Lafaiete - o representante do Dnit afirmou que a BR está sendo contemplada por um programa do governo, para dar sobrevida ao pavimento, até que ocorra a concessão. "As obras foram iniciadas em maio e têm duração prevista de dois anos", explicou Carvalho, com a promessa de que a sinalização também será modernizada.
Defendendo uma solução rápida para os problemas da rodovia, o deputado Juarez Távora (PV), autor do pedido para a audiência, apontou outra medida que poderia ser adotada, além da privatização. "Poderíamos 'estadualizar' a estrada, mas, para isso, o Governo Federal teria que nos entregar as rodovias em condições mínimas de tráfego", sugeriu.
De acordo com o vereador de Congonhas, Antônio Eládio (PV), se a situação não for resolvida com agilidade, a população - já insatisfeita - será convocada para interditar o trânsito na rodovia ainda durante a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho. “Vamos bloquear uma rodovia federal e mostrar para o mundo que vidas estão sendo ceifadas em nossas estradas”, alertou. (*Com ALMG)