(Carlos Rhienck)
No fim de ano, quando as cidades ficam mais vazias por causa das festas e férias, existe a tendência de queda no número de doadores de sangue, de acordo com a Fundação Hemominas. Por outro lado, a demanda costuma crescer, por causa de acidentes de trânsito comuns nesta época.
Por isso, a fundação ressalta a importância de manter as doações. Entre os dias 28 e 31 de dezembro, várias unidades de coleta no Estado terão o funcionamento alterado para receber doadores.
Confira:
Segunda-feira, 30/12
As unidades funcionam em horário normal. As destacadas a seguir terão atendimento diferenciado:
Hemocentro de Pouso Alegre: das 7h30 às 15h30;
Hemonúcleo de Diamantina: das 7h às 12h.
Hemonúcleo de São João del-Rei não funciona nesse dia.
Terça-feira, 31/12
Hemocentro de Belo Horizonte: das 7h às 12h;
Hemocentro de Governador Valadares: das 7h30 às 11h;
Hemocentro de Uberlândia: das 7h às 11h30;
Hemonúcleo de Sete Lagoas: das 7h30 às 12h30;
Unidade de Coleta de Poços de Caldas: das 7h às 11h30.
Demais unidades não funcionam nesse dia.
Quarta-feira, 1º de janeiroTodas as unidades estarão fechadas. Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil Quem pode doar Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue. Quem estiver em boas condições gerais de saúde; Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Quem pesa acima de 50 kg; Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais. Outras informações você encontra nohttp://www.hemominas.mg.gov.br/servicos/doar-sangue ou ligando para o telefone 155, opção 1, a ligação é de graça.