Papel ou digital

Documento do carro começa a ser cobrado nesta sexta em Minas

Motoristas parados em uma blitz sem o CRLV cometem infração gravíssima; multa é de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira e remoção do veículo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/08/2023 às 20:37.
Atualizado em 30/08/2023 às 20:37

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023 passa a ser exigido a partir desta sexta-feira (1º) em Minas. A obrigatoriedade começa para os carros com finais de placas 1, 2 e 3. O documento comprova que o automóvel está em condições legais de circulação.

O CRLV pode ser apresentado impresso, em papel comum. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

Também é possível apresentar em formato digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Os condutores sem a licença cometem infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. Eles também recebem sete pontos na carteira, e o automóvel é removido.

Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.

Por meio do site www.transito.mg.gov.br é possível verificar se existem pendências. Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e o CPF ou CNPJ. 

Calendário
Para os carros com finais de placa 4, 5 e 6 o licenciamento vai até 30 de setembro. Já os com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para a renovação. O CRLV é o documento anual que comprova que o carro está em condições legais de circulação. 

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por