(Amadeu Barbosa)
Dois homens fugiram da Apac Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), órgão que administra o local, na tarde desta terça-feira (7).
Segundo a assessoria de imprensa do TJMG, Thiago André Mendes de Oliveira, de 28 anos, e Edenilton Militão de Souza, 34, conseguiram uma arma de fogo e renderam os seguranças da unidade na manhã da última segunda-feira (6).
Thiago havia sido transferido para a Apac em novembro de 2014. Já Edenilton havia completado apenas três meses em Santa Luzia. Conforme o TJMG, a juíza da Vara de Execuções Penais, Arlete Aparecida da Silva, já expediu um mandado de recaptura dos dois. Caso sejam pegos, eles terão que retornar os sistema comum.
De acordo com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), a Apac é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de ajudar o condenado a se recuperar e se reintegrar no convivio social. Estima-se que o índice de reincidência nesse sistema gire em torno de 20% e no comim 80%. No total, existem 39 unidades em funcionamento no Estado de Minas Gerais.