Em Ouro Preto

Donos de Galo e Cruzeiro, deputados, prefeitos e outros: veja quem recebeu Medalha da Inconfidência

Ao todo, 171 pessoas foram agraciadas; Hugo Motta (Republicanos) foi homenageado com o Grande Colar

Bernardo Haddad
@_bezao
21/04/2025 às 12:49.
Atualizado em 21/04/2025 às 13:10
Cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) (Cristiano Machado/Imprensa MG)

Cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) (Cristiano Machado/Imprensa MG)

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), em Ouro Preto, região Central de Minas. O principal homenageado foi o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que recebeu o Grande Colar. 

Ao todo, 171 pessoas foram agraciadas em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) - honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Entre os agraciados neste ano estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Jordana Daldegan e os empresários Rubens Menin,  acionista majoritário do Atlético, e Pedro Lourenço, dono do Cruzeiro. 

O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais e é destinada, exclusivamente, aos chefes de Estado e de outros poderes. Ela foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek e é entregue, tradicionalmente, no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. 

Nos dois últimos anos, a honraria de grau máximo foi concedida aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (2024) e Michel Temer (2023). 

A lista completa de homenageados em 2025 pode ser acessada pelo link

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por