É hoje, começa o Carnaval de Belo Horizonte

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
15/02/2014 às 07:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:02
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

É hoje. Oficialmente às 10 horas, Belo Horizonte dá as boas-vindas à festa mais esperada do ano: o Carnaval. Com desfiles nas ruas, a promessa é a de que a cidade se transforme na capital mais festiva do país. Cumprem o prometido os blocos de rua. Entre este sábado  e este domingo (16), são oito deles, entre veteranos e jovens principiantes. Tem para todo mundo e em cada canto da cidade.

Com a missão de dar a largada, o Trema na Linguiça se reúne, a partir das 10h, no bairro Santo Antônio. Comprometidos com a “causa” há oito anos, seus integrantes não revelam quantas pessoas devem sair de casa para acompanhá-los. O segredo tem um motivo. Ficou curioso? Vá até lá.

A folia tem endereço: rua Benvinda de Carvalho, S/N, em frente à entrada principal do Mackenzie Esporte Clube. Dali, a “comitiva” seguirá, por volta das 11h, para a Savassi, e encerrará a folia, ou começará, como preferir, em frente à choperia Krug Bier, no bairro São Pedro.

O lado “novo” do Carnaval de rua de BH fica por conta de outros seis blocos que saem, entre este sábado  e este domingo (16), nas ruas e avenidas da capital pela primeira vez. Um deles é o Quando Come Se Lambuza. Os jovens “estudantes-músicos” têm uma proposta ousada: levar para a rua uma banda de verdade, a bateria universitária – formada por estudantes da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG. “Nosso forte é realmente um grupo de profissionais que vão tocar de marchinhas a funks e axés da moda, sempre no ritmo do Carnaval”, explicou André Álvares, de 22 anos, um dos “donos” da ideia.

Neste domingo (16), prometem chamar a atenção os amigos do Bloco dos Valetes. “É só chegar chegando”, adiantou Rafael Minoro, de 31 anos, um dos fundadores do grupo. Quem quiser comparecer “a caráter” pode adquirir o uniforme oficial da turma pelo e-mail blocodosvaletes@gmail.com. A história, curiosa, do nome está no facebook do bloco. Corra lá pra ver!

A concentração da festa é às 14h, na Praça Lions (rua Mucuri com Silva Ortiz), no bairro Floresta. De lá, as cerca de 800 pessoas esperadas seguem para Santa Tereza, onde a festa termina.

Outros três blocos vão às ruas neste domingo (16). O Ponto G sai às 15h da avenida Contagem, 567, no bairro Santa Inês; Turma Rola Cansada, ao meio-dia da rua Edgar Torres, 680, no bairro Minas Caixa, e Enche Meu Copo, às 11h, da Praça Santa Rita, no bairro Esplanada.
 
Roupa Nova se apresenta neste sábado (15) pelos 300 anos de Caeté
 
Em Caeté, na região Central do Estado, também tem festa, mas o propósito é outro. Na última sexta-feira (14), a cidade completou 300 anos e quem ainda comemora são os moradores e visitantes. Neste sábado (15), quem estiver por lá poderá assistir ao show de uma das bandas mais populares nos anos 80. O grupo carioca Roupa Nova se apresenta, a partir de meia-noite, no ginásio poliesportivo da cidade, no Centro. O show é gratuito.

Mais cedo, às 9h, as portas do espaço já estarão abertas com a feira de artesanato e produtos rurais da cidade, um convite para quem quiser apreciar a culinária regional e levar para casa um pedacinho do município, que tem cara de cidade histórica.

Uma pausa no meio da tarde também vale a pena para ouvir a música de Gabriela Leal e Ana Luíza, que cantam o melhor da música brasileira, às 15h.

Domingo

Neste domingo (16), às 10h, no último dia dedicado ao tricentenário da cidade, acontece uma exposição de carros antigos na Praça Doutor João Pinheiro, no Centro. No mesmo horário, haverá uma apresentação da Cia. de Dança Top Swing, na área externa do ginásio poliesportivo, que concentra, desde o início da semana, a programação em comemoração ao aniversário.

Às 16h, o show fica por conta da banda Vicente e os Caras, e depois da banda Sigma Syrius. O encerramento da festa é às 20h com shows de Marcelinho e Manoel Valadares com sertanejo universitário, e de Vítor e Fabiano.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por