Tradição

Edital do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro é renovado; inscrições vão até abril

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/02/2022 às 19:28.
Atualizado em 14/02/2022 às 19:42

Um dos mais tradicionais prêmios literários do país, o Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens, teve o edital republicado no último sábado (12) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com a renovação das regras, novas inscrições podem ser feitas. Além disso, foi realizada uma alteração na cláusula referente aos direitos patrimoniais das obras.

Com a mudança, a entrega dos envelopes contendo o texto e toda a documentação solicitada pode ser feita desta terça-feira (15) até 4 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura, na rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205. Também serão aceitos materiais postados nos Correios até a data limite.

As obras já recebidas, levando em conta o edital publicado em dezembro de 2021, serão consideradas como inscrições válidas e avaliadas pela Comissão Julgadora. O novo edital está disponível para consulta na íntegra no portal da PBH.

Edital
A edição atual do concurso João-de-Barro contemplará obras nas categorias texto literário e livro ilustrado com projeto gráfico completo, voltados para crianças e jovens. O trabalho vencedor em cada categoria receberá um prêmio de R$ 25 mil. Podem participar do concurso brasileiros pessoas físicas e estrangeiros residentes no país.

Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras precisam ser inéditas e escritas em língua portuguesa. Não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

 A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiro, é realizada uma análise dos documentos exigidos pelo edital, habilitando ou não os textos para o julgamento. Na sequência, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidados pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as obras habilitadas, elegendo os vencedores. O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no portal da PBH.

Leia também

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por