(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
O ano mal começou e, em apenas seis dias, já choveu quase 50% do que é esperado para todo mês de janeiro em três regiões de Belo Horizonte.
A regional Barreiro registrou o maior número de precipitações, sendo 44,1% (146 mm). Na sequência estão as regiões Oeste, com 43,8% (144,8 mm) e a Centro-Sul, com 42,2% (139,5 mm).
Os dados foram divulgados pela Defesa Civil Municipal e se referem as precipitações do mês ocorridas até as 6h desta sexta-feira (6). Ainda conforme o órgão, a média climatológica de janeiro é de 330,9 mm.
Confira a lista completa do acumulado de chuvas:
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH)
Alerta de chuvas
E mais chuvarada está prevista para esta sexta-feira. A Defesa Civil Municipal, inclusive, emitiu, nesta manhã, alerta de risco de precipitações, entre 70 e 90 mm. O aviso é válido até sábado (7).
A previsão do tempo completa indica que o dia será de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva, moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento.
Já a temperatura cai e pode registrar a máxima de 22ºC. A mínima foi 18ºC. A umidade relativa mínima do ar gira em torno de 85% à tarde. O índice é superior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Risco de deslizamento
Diante do grande volume de chuvas dos últimos dias, outro alerta foi atualizado pela Defesa Civil nesta sexta: o de risco geológico. Todas as nove regiões de Belo Horizonte estão com risco máximo de desmoronamentos e deslizamentos. O aviso é válido até domingo (8).
Saiba como identificar os sinais que esses acidentes podem ocorrer neste link.