Equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido
Equipamento instalado na pista do Move da avenida Cristiano Machado começa a multar motoristas infratores a partir desta terça (Fernando Michel)
Em apenas uma semana, 50 radares foram homologados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Essa é uma das últimas fases antes da fiscalização começar a valer nas ruas e avenidas da capital. Os equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido. Atualmente, a metrópole conta com cerca de 300 aparelhos.
O prazo para que todos os radares entrem em funcionamento não foi informado, mas alguns já poderão multar motoristas infratores a partir desta terça-feira (3), como o que foi instalado na pista do Move da avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova, região Nordeste. Uma faixa foi colocada na para alertar os motoristas.
Além da Cristiano Machado, outras oito avenidas e uma rua vão contar com o reforço na fiscalização. Os aparelhos irão operar na Contorno, Antônio Carlos, Dom Pedro I, Amazonas, Risoleta Neves, Teresa Cristina, João XXIII e Waldyr Soeiro Emrich, além da rua dos Tupis.
Todos os pontos irão receber faixas de pano com informações sobre a data de início da operação. A escolha dos trechos leva em conta áreas com risco de acidentes.
Alguns aparelhos são híbridos, ou seja, capazes de fazer duas ou até fiscalizações, como avanço de sinal e detecção de tráfego em local proibido. Segundo a PBH, a tecnologia permitiu reduzir o número de equipamentos nas vias, sem prejudicar a fiscalização eletrônica.
As homologações constam em quatro publicações no Diário Oficial do Município (DOM), entre 19 e 26 de novembro.
Conforme a BHTrans, o número de equipamentos está sendo atualizado com a entrada de novos radares no sistema. O órgão citou que fiscalização eletrônica foi implantada em 1999 e, desde então, apesar do aumento da população e da frota de veículos, o número de mortes no trânsito reduziu 69%, passando de 392, naquele ano, para 122 em 2023. Já os atropelamentos reduziram 70% no mesmo período, passando de 4.488 para 1.355.
HOMOLOGADOS EM 19/11/2024
Detector de Avanço de Semáforo (DAS+DCP)
Detector de Avanço de Semáforo, conjugado com Detector de Conversão Proibida (DAS+DCP)
“Controlador Fixo de Velocidade – CEV”
“Controlador Fixo de Velocidade - CEV” conjugado com “Detector de Invasão de Faixa Exclusiva - DIF”
“Controlador Fixo de Velocidade - CEV” conjugado com “Detector de Invasão de Faixa Exclusiva - DIF”
HOMOLOGADOS EM 26/11/2024
“Detector de avanço de Semáforo - DAS”, conjugado com “Detector de Parada sobre Faixa de Pedestres — (DPFP)
“Detector de Avanço de Semáforo - DAS”