Em uma década construção de "metade" da estrada que liga Cataguases a BR-120 custou R$ 11,5 mi

Renata Miranda - Do Hoje em Dia
21/02/2013 às 09:33.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:12
 (José Fábio Nascimento)

(José Fábio Nascimento)

Uma obra rodoviária do governo federal, que deveria ter sido concluída há quase dez anos, está abandonada em Cataguases, na Zona da Mata. A estrada, de 8 quilômetros, ligação entre o distrito industrial e a BR-120, custou aos cofres públicos R$ 11,5 milhões, mas ainda falta 1,5 quilômetro para a via ficar pronta.
Não há previsão de quando o trecho, pertencente à BR-342, receberá novos recursos para a retomada das obras. A via foi idealizada para melhorar o acesso ao distrito industrial de Cataguases, evitando o tráfego de veículos pesados na cidade. “O trânsito sofre impacto com o excesso de caminhões no Centro”, afirma o inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Moisés Moura Brito Júnior.
Para piorar, os 6,5 quilômetros de estrada já asfaltados estão se deteriorando. O Crea vistoriou o trecho e promete formalizar denúncia ao Ministério Público Estadual. Em vários pontos, há sinais de erosão na pista, e a estrutura de uma ponte apresenta corrosão.
“Foi um dinheiro gasto e que não vai ser possível ser recuperado. Ninguém explica por que essa obra foi paralisada”, questiona Moisés Júnior.
Atalho
A estrada encurtaria a viagem até o município vizinho de Leopoldina, também na Zona da Mata, em 6 quilômetros. De acordo com o secretário de Assuntos Especiais da Prefeitura de Cataguases, Camilo Vória, uma rodoviária foi construída próximo à BR-342, mas não pôde ser inaugurada porque não há como ônibus trafegarem no local. “É uma série de problemas que afetam o município. E nós não temos perspectivas de solução”.
A obra começou em janeiro de 2001. No entanto, quatro meses depois, a empresa contratada pediu para prorrogar o prazo de conclusão. A solicitação foi feita outras duas vezes, até o abandono definitivo da obra.
A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não explicou o motivo da paralisação e ainda reconheceu não haver previsão orçamentária para a conclusão do trecho.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por