Emplacamento de automóveis no país cai 31% em setembro

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
02/10/2012 às 06:51.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:44
 (Flávio Tavares/29.05.2012)

(Flávio Tavares/29.05.2012)

As vendas de automóveis caíram fortemente em Minas e no país em setembro. O motivo foi a antecipação das compras acontecida em agosto em função da incerteza quanto à renovação do IPI reduzido para o setor (o que acabou acontecendo). Dessa maneira, as vendas de agosto foram infladas e a retração de setembro representa retorno à normalidade.

Em Minas, as vendas de automóveis e comerciais leves caíram 28,4% em setembro contra agosto, segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG). No país, a queda foi de 31,5%, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No país, foram emplacados em setembro 277,6 mil veículos, contra 405,5 em agosto. No acumulado de janeiro a setembro foram emplacados 2,667 milhões de veículos no país, contra 2,527 milhões no mesmo período do ano anterior.

Segundo o presidente do Sincodiv-MG, Mauro Pinto de Moraes Filho, a queda de setembro foi consequência do clima de incerteza que vigorou até o anúncio da prorrogação do IPI reduzido. “A expectativa é de recuperação. Teremos um mês positivo, mas não como agosto”, disse.

Ao contrário do presidente do Sincodiv-MG, as concessionárias mineiras se preparam para atender a mesma demanda de venda de agosto.“Esperamos um crescimento de 30% sobre setembro”, afirma o diretor da concessionária Mila, de Belo Horizonte, Antônio João Teixeira.

De acordo com o gerente de atendimento da Carbel, Paulo César Gouvêa, a concessionária está preparada para vender cerca de 600 veículos somente em outubro. Em agosto, foram vendidos 619.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por