Empresa contesta licitação para recuperar a Lagoa da Pampulha e pede reavaliação

Hoje em Dia
03/08/2015 às 13:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:12
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Uma empresa que participou da licitação para recuperar a qualidade da água da Lagoa da Pampulha entrou com um pedido de recurso nesta segunda-feira (3) para que o processo seja reavaliado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte - Sudecap.

Como foi divulgado pelo Hoje em Dia, a licitação para a limpeza da lagoa foi retomada no fim de julho deste ano, após a prefeitura decidir não esperar mais a conclusão das obras de captação integral de esgotos para iniciar os serviços de recuperação da qualidade da água. Segundo o Executivo, o processo foi reaberto devido aos "avanços das ações desenvolvidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no âmbito do Programa de Despoluição da Bacia da Pampulha – META 2014".

De acordo com a Sudecap, o recurso não irá atrapalhar o andamento da licitação, já que se trata de um procedimento normalmente realizado pelas empresas concorrentes. Conforme informou a superintendência, por meio de nota, as demais licitantes que participam do processo poderão contestar o pedido de recurso no prazo de 5 dias úteis.

Proposta

Para intensificar as ações de limpeza da lagoa, a superintendência está em discussão com a Copasa sobre a viabilidade de modernização da Estação de Tratamento de Água Fluviais (ETAF) existente na entrada dos córregos Ressaca e Sarandi. O objetivo seria ampliar a sua eficiência e capacidade operacional. Jardins filtrantes também seriam usados no processo de despoluição da Pampulha.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por