Estudantes fazem neste domingo (13) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Hoje em Dia preparou um "checklist" para o candidato não correr o risco de ser eliminado.
O primeiro dia de aplicação da prova do Enem é marcado pelas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Já no segundo dia de aplicação, no domingo (20), é a vez de testar as áreas do conhecimento de Matemática e Ciências da Natureza.
O local da realização da prova é uma das principais informações que o estudante deve ficar atento. Para ter acesso ao endereço, o aluno deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, e imprimir o cartão de confirmação de inscrição
O que pode levar no dia da prova:
Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Nesta edição serão aceitos ainda os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório também para os candidatos do Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.
Lanche e água
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem lanche, água e/ou outras bebidas em garrafa transparente e sem rótulo.
Itens proibidos
Horários - de acordo com horário de Brasília
Transporte público em BH
Em Belo Horizonte, a Prefeitura vai aumentar a oferta de ônibus durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 (Enem). Ao todo, 102 linhas do transporte coletivo terão um reforço no quadro de horários nos dias 13 e 20 de novembro, data das provas.
Segundo a administração da capital mineira, serão disponibilizados mais ônibus nos momentos que antecedem as provas, das 9h às 12h30, e após a aplicação do exame, das 18h às 19h30. As linhas reforçadas são aquelas que atendem aos locais de prova.
Os estudantes que vão prestar o Enem, podem consultar o quadro de horário das linhas na página da BHTrans no Portal da Prefeitura, onde as informações ficarão disponíveis no próximo sábado, 12 de novembro.
A orientação dos organizadores é que o estudante calcule, antecipadamente, o tempo de deslocamento até o local para não se atrasar no dia do exame. Não é permitida a entrada de estudantes atrasados.