(Leonardo Morais)
GOVERNADOR VALADARES – Mesmo comprados e projetados com especificações para o transporte exclusivo de estudantes, veículos escolares adquiridos com verbas federais estão sendo usados para transportar doentes em Minas Gerais. Em Governador Valadares, cidade-polo do Vale do Rio Doce, eles chegam todos os dias, vindos de cidades vizinhas para deixar e recolher pacientes em consultórios e na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisdoce).
O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o caso. Os prefeitos podem responder por improbidade administrativa, uma vez que estudantes que poderiam ser beneficiados pelos ônibus novos precisam andar grandes distâncias até a escola ou são transportados em veículos velhos.
Os escolares foram cedidos pelo Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), criado em 2007 para renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes da rede pública, em especial a rural. A redução da evasão escolar e ampliação, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola são outros objetivos.
De acordo com dados do FNDE, 2.956 ônibus escolares foram adquiridos pelos municípios mineiros por meio da parceria, entre 2008 e 2012.
Em junho do ano passado, o Conselho Deliberativo do FNDE publicou a Resolução nº 18, reforçando que os veículos são exclusivos para o transporte de estudantes. No entanto, não é preciso andar muito em Valadares para flagrá-los fora da rota e da finalidade. A cidade é referência em saúde para 85 municípios da região. Seis ônibus foram flagrados pelo Hoje em Dia na porta ou imediações do Cisdoce, onde chegam pela manhã e partem no início da tarde.
Quando não estão estacionados na rua Barão do Rio Branco, na porta do Cisdoce, ficam nas imediações, como as ruas Dom Pedro II e Afonso Pena. Nos dias 6 e 12 deste mês, foram flagrados os ônibus de placas OQM-8908 (Jampruca) HLF-8582 e OQM-8871 (ambos de Divino das Laranjeiras), HKL-8403 (Coroaci), OPC-0480 (Nacip Raydan) e HLF-8582 (Dom Cavati).
Além dos veículos do Caminho da Escola, outros escolares também fazem ponto no local, ao lado de veículos do Tratamento Fora do Município (TFD) e de ambulâncias.
http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93