A chuva deste domingo (6) em Belo Horizonte não impediu o folião de sair para os bloquinhos carnavalescos. Os ensaios pelas ruas da capital se estenderam por todo o fim de semana.
No início da tarde, na Feira Coberta do Mineirinho, o bloco "Beiço do Wando" agitou os presentes com um repertório inspirado no cantor mineiro Wando, além de sucessos de Odair José, Fábio Jr., Reginaldo Rossi e Sidney Magal. O bloco sai em BH no domingo de Carnaval (26/2), a partir do bairro Funcionários, às 10h da manhã.Flávio Tavares/Hoje em Dia / N/A
O bloco "Beiço do Wando" agitou a Feira Coberta do Mineirinho
Quem também está com tudo afinadinho é o bloco "Havayanas Usadas". Formado por dissidentes do "Baianas Ozadas" e integrantes de outros grupos como "Então, Brilha!" e "Juventude Bronzeada", o conjunto reuniu cerca de 500 pessoas na Quadra de Samba Cidade Jardim, no conjunto Santa Maria, região Oeste da capital.
Segundo Heleno Augusto, um dos fundadores do "Havayanas Usadas", desde outubro de 2016, cerca de 300 ritimistas se preparam para entoar os hits do Axé Music dos anos 90 e 2000, além de composições próprias com um toque de MPB e Samba.
“Nossa intenção foi criar um bloco popular, em que as pessoas se divertissem”, explica Heleno.
Longe da folia, o bloco faz show durante o ano inteiro em festas de formaturas e eventos pela capital e pelo interior de Minas.
“É com o dinheiro desses shows e das contribuições que conseguimos comprar os instrumentos, fazer camisas e adesivos e manter o bloco vivo no Carnaval”, complementa Heleno.
Folia é ponto de partida para o nascimento de histórias românticas ou palco para celebração do "sim"
Veja o Heleno Augusto falando sobre os próximos ensaios do grupo e confira um pouco do batuque:
Já começou
Para quem participou pela primeira vez do ensaio, a sensação é de que a folia em BH já começou. A vigilante Paloma Braga, de 37 anos, acompanhou todo o batuque do "Havayanas" com a filha Maria Flor, de 4 anos. “Nunca tinha vindo ao bloco e estou amando tudo. Não quero perder nenhum dia de Carnaval. É ótimo ter espaço para trazer os filhos”, afirma.
A assistente social Roselaine Lopes, também de 37 anos, levou a pequena Sophia para curtir o pré-Carnaval. “Estamos ensaiando para ver como vai sair no dia. Vim de outro bloquinho e não quero parar por aqui”, garante.
O "Havaynas Usadas" desfila na segunda-feira (27), às 10h da manhã. O local ainda não está confirmado pelo grupo, que pretende desfilar no bairro Sagrada Família, na região Leste de Belo Horizonte.
Confira as fotos do ensaio do Havayanas: