Atividades haviam sido suspensas para higienização; 63 estudantes passaram mal após comerem salpicão
(Marco Evangelista / Imprensa MG)
A Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo retoma as aulas normalmente nesta quinta-feira (9), após a suspensão das atividades na quarta-feira (8) para a realização de um processo de higienização. A paralisação ocorreu depois que dezenas de alunos passaram mal por conta de uma suposta intoxicação alimentar.
O incidente ocorreu na terça-feira (7), quando estudantes consumiram salpicão na instituição. No total, 63 pacientes foram atendidos em unidades de saúde e receberam alta no mesmo dia, sem apresentar sintomas graves, segundo informou a Prefeitura da cidade.
As turmas do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) não foram afetadas, pois os casos de mal-estar atingiram estudantes do curso técnico, que funciona em um prédio diferente dentro do complexo escolar.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que as aulas perdidas serão repostas. A pasta acompanha o caso e aguarda os resultados dos exames laboratoriais que indicarão a causa da intoxicação.
A Vigilância Sanitária Municipal encaminhou amostras dos alimentos para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), como parte da investigação.
A Fundação Helena Antipoff, responsável pela escola, informou que as refeições dos alunos do prédio onde o incidente ocorreu serão temporariamente remanejadas para outros prédios da instituição, visando garantir a segurança alimentar.
Além disso, a equipe da Fundação está em contato e realizando visitas domiciliares às famílias dos alunos atendidos pela rede municipal de saúde de Ibirité e Sarzedo, oferecendo acompanhamento e suporte. Equipes técnicas e nutricionistas também estiveram na unidade reforçando as orientações sobre o preparo e armazenamento dos alimentos.