(Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na última sexta-feira (5), revelam que a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH) obteve nota de 5,7 para os anos iniciais, superando a meta de 5,6 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a capital, em 2013. Nos anos finais, a RME/BH atingiu a meta de 4,5 projetada pelo MEC/Inep. Em ambos os casos, a educação municipal de Belo Horizonte superou a média nacional, que foi de 5,2 nos anos iniciais e 4,2 nos anos finais. Esses resultados colocam a capital mineira em primeiro lugar entre as metrópoles brasileiras com mais de 2 milhões de habitantes, considerando-se os resultados do Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos colocam BH em primeiro lugar entre as cidades com mais de 2 milhões de habitantes. A Escola Municipal Vinícius de Morais, na região do Barreiro, apresentou o melhor Ideb entre as escolas da rede municipal de Educação, com a nota 7,3 nos anos iniciais e 6,0 nos anos finais, índices que a colocam entre as cinco escolas mais bem avaliadas da capital mineira, considerando as redes de ensino federal, estadual, municipal e privada. Com essa pontuação, a escola, que também foi a municipal que mais avançou nos anos finais, com 1,5 de crescimento, já atingiu a meta proposta pelo MEC para o Brasil em 2021. A Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares, na região Nordeste, classificada entre as dez melhores da Rede Municipal de Belo Horizonte nos anos iniciais, foi a que mais evoluiu, apresentando aumento de 1,2 em relação ao resultado anterior, passando de 5,2 em 2011, para 6,4 em 2013. Nos anos finais, a escola avançou um ponto, passando de 3,8 para 4,8. Com esses resultados, a E.M. Hugo Pinheiro Soares atingiu as metas propostas para 2015 nos anos finais e para 2017 nos anos iniciais. Na análise dos resultados por escola, os indicadores também são bastante positivos. Das 157 escolas municipais de BH que se enquadram nos critérios de avaliação do MEC/Inep e foram avaliadas em 2013, 77 registraram aumento do Ideb em relação a 2011 nos anos iniciais, e 45 contabilizaram crescimento da pontuação nos anos finais do Ensino Fundamental. A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, ressalta a importância de se considerar o avanço individual de cada instituição. “A nossa Rede passa por várias avaliações externas. Em 2013, melhoramos em todas elas. No Proalfa, avaliação realizada pelo Sistema Mineiro de Avaliação Pública (Simave), passamos de 61% de alunos no nível recomendado, em 2012, para 76% em 2013, e no Sistema de Avaliação da Rede Municipal de Educação (Avalia-BH), saltamos de 59,9% de alunos nos níveis satisfatório e avançado, em 2012, para 62,5% em 2013. Para atingirmos esses resultados, contamos com o apoio das famílias e o esforço dos nossos estudantes, bem como o empenho de todos os profissionais da área e os investimentos que o Município vem fazendo na educação”, concluiu a secretária. Entre as ações que teriam levado a capital a atingir esses resultados, a Prefeitura destaca o Monitoramento da Aprendizagem e da Frequência, o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), o Reforço Escolar, a Formação Continuada dos Professores, o Monitoramento e Avaliação da Gestão Escolar; os programas Família-Escola, Saúde na Escola e o Sistema Próprio de Avaliação da Rede Municipal de Belo Horizonte, o Avalia-BH. (*Com PBH)