Pela primeira vez um promotor de Justiça assumirá o posto máximo da instituição
Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho tem 57 anos e uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público (Divulgação / MPMG)
Paulo de Tarso Morais Filho será o próximo procurador-geral de Justiça de Minas. O nome foi escolhido pelo governador Romeu Zema e ficará no cargo de para o biênio 2025/2026. Pela primeira vez um promotor de Justiça assumirá o posto máximo da instituição.
Paulo de Tarso será empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contatos após a nomeação - que será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
O escolhido de Zema compôs a lista tríplice, formada após votação na última segunda-feira (18) com os também procuradores de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt - indicado pelo atual ocupante do cargo, Jarbas Soares Júnior - e Marcos Tofani Baer Bahia.
Será a primeira vez que um promotor de Justiça assume o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Esta foi a terceira eleição em que promotores de Justiça concorreram à chefia do Ministério Público de Minas Gerais, condição permitida a partir da Lei Complementar nº 155, de 05/08/2020. Anteriormente, apenas procuradores de Justiça podiam se candidatar.
Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho tem 57 anos e uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Ocupava, desde 2021, a chefia de gabinete da instituição.
Na votação na última segunda-feira, Carlos Bittencourt teve 660 votos. Paulo de Tarso teve um a menos (659) e Marcos Tofani, 322. Outros 133 votos foram para o procurador Geraldo Flávio Vasques, que ficou fora da lista. Também foram computados cinco votos em branco e quatro nulos.