(Amira Hissa - PBH)
As estátuas dos escritores mineiros Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e de Murilo Rubião serão retiradas temporariamente de exposição nesta segunda-feira (7) para restauração. A iniciativa faz parte da celebração dos 120 anos de Drummond, poeta mineiro nascido em Itabira em 31 de outubro de 1902.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a restauração seguirá até dezembro e após a conclusão dos trabalhos será realizado um sarau de entrega das obras.
Os serviços de restauração da estátua de Carlos Drummond de Andrade compreenderão solda da mão direita e fundição, solda dos óculos do poeta, além de remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas, a de Drummond e a de Pedro Nava que ficam juntas na rua Goiás.
Enquanto a restauração não é concluída, será colocada uma placa interpretativa de sinalização, como informa a prefeitura.
Já na estátua de Murilo Rubião - localizada nos jardins da biblioteca pública estadual - será feita a revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.
Quem acompanhará todo o processo de retirada e de restauração, junto à empresa Ana Vladia, responsável pela Fundição Artística, para onde as estátuas seguirão, será o artista Leo Santana que confeccionou as esculturas de Drummond e do escritor Pedro Nava em bronze e em tamanho real.
Novas restaurações
De acordo com a PBH, as estátuas de Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, recentemente vandalizadas, também serão restauradas. A retirada será no dia 8 de novembro.
Programação para Drummond
A programação celebrativa dos 120 anos Drummond, iniciada em 27 de outubro, prevê ainda outras ações. Belo Horizonte receberá em dezembro uma réplica do monumento de Drummond existente no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além disso, a prefeitura realizará saraus temáticos de poesia e ações educativas sobre o patrimônio.