(Reprodução/Facebook SES MG)
A baixa adesão do público infantil para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é uma preocupação para o Estado. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, grande parte dos pais que não levaram seus filhos para vacinar estão com receio das reações que o imunizante poderiam provocar. Ele conta que há pelo menos 500 mil crianças com a dose atrasada.
Entretanto, o secretário lembrou, durante entrevista concedida à imprensa nesta sexta-feira (29), que nenhuma criança, das quase 2 milhões de doses aplicadas, em Minas, sofreu com eventos adversos provocados pela vacina. "A vacina é segura, não vai fazer mal nenhum", reforçou.
Dados no Estado
De acordo com o Painel Vacinômetro, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até esta sexta-feira, a cobertura pediátrica com segunda dose, em crianças entre 5 a 11 anos, no Estado está em apenas 32,6%. Com a primeira aplicação, o índice é de 68,8%. Até o momento, foram aplicadas 1.288.040 primeiras doses e 611.002 segundas doses nesse público.
Dia D
Neste sábado (30), pais e responsáveis são convocados para levar os filhos aos pontos de vacinação para atualizar o calendário vacinal com doses contra a Gripe, o Sarampo e a Covid.
Já no domingo (1º), pais que ainda não levaram seus filhos de 5 a 11 anos para se vacinar contra Covid-19 poderão aproveitar os espaços de lazer BH é da Gente.
A vacinação ocorrerá das 9h às 13h e para receber a primeira ou segunda dose, as crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.