Estado ainda não foi notificado sobre morte de criança com dengue hemorrágica em Santa Luzia

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
30/03/2013 às 12:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:23
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

A morte de uma criança de apenas quatro anos ainda não integra a lista de vítimas da dengue da Secretaria de Estado de Saúde. A assessoria da secretaria informou, neste sábado (30), que o órgão ainda não foi notificada sobre o caso. Oficialmente, Minas Gerais já contabiliza 33 mortes em decorrência da doença e 37.733 casos confirmados de dengue. 

O garoto era morador de Santa Luzia, na Grande BH, e havia sido diagnosticado em uma unidade de saúde da cidade com uma dor de garganta, na última terça-feira (26). Ele chegou a ser medicado com antibióticos, mas como as dores persistiam a mãe da criança insistiu em buscar atendimento para o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Então, na quarta-feira (27) os médicos transferiram o menino para o Hospital Infantil João Paulo II. Ele ficou internado na Centro Geral de Pediatria (CGP), quando foi realizado o exame para checar se ele estava com dengue. O resultado foi positivo, mas não houve tempo para salvar a vida da criança que acabou morrendo na quinta-feira (28). O menino foi enterrado nessa sexta-feira (29) em Santa Luzia.

Procurada pela reportagem do Hoje em Dia a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que a morte do garoto pode integrar a lista de óbitos na capital, porém, com a indicação que o menino morava em Santa Luzia. O órgão de saúde da cidade da Grande BH também foi procurado para se manifestar sobre o assunto, mas não foi possível estabelecer o contato. Há portanto, uma indefinição sobre qual dos municípios contabilizarão a morte.

Situação de Minas Gerais

Foram notificados 148.351 casos suspeitos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em Minas Gerais, segundo boletim divulgado nessa sexta pela SES. O balanço, no entanto, desconsidera os dois óbitos confirmados, na última semana, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. A SES declarou situação de epidemia da dengue devido ao aumento de 211% no número de casos em apenas duas semanas.

Em Uberaba foram nove óbitos, três em Montes Claros, duas em Uberlândia, Teófilo Otoni e Muriaé.  As cidades de Carangola, Frei Gaspar, Buritizeiro, Ituiutaba, Ipanema, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo de Baixio, São João da Ponte, Campos Altos, Contagem e Sete Lagoas registraram pelo menos uma morte por dengue, conforme a SES.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por