Belo Horizonte terá comitê popular para debater avanço da covid-19 (Lucas Prates/Hoje em Dia )
A vigência do estado de calamidade pública em razão dos efeitos decorrentes da pandemia de Covid-19 termina nesta quinta-feira (31) em Belo Horizonte.
O primeiro decreto na capital mineira foi publicado em abril de 2020. Desde então, o estado, que permite ações mais rápidas e menos burocráticas no combate à doença, tem sido prorrogado pela administração municipal.
Em BH, a Covid matou 7 mil pessoas desde o início da pandemia, em março de 2020. Também neste mesmo período, 376 mil testes positivos para o coronavírus foram registrados na capital mineira.
Nesta quinta-feira (31), mais de dois anos após o primeiro caso confirmado na cidade, todos os três índices que monitoram a enfermidade estão sob controle, em verde no gráfico.
O Número Médio de Transmissão Por Infectado (RT), por exemplo, está em 0,9, o que significa que, em média, cada 100 pessoas contaminadas com o vírus transmitem para outras 90. O ideal é que o dado fique sempre abaixo de 1, consistindo no controle da pandemia.
Atuais medidas
Junto ao fim do estado de calamidade pública, também está o encerramento do Comitê de Enfrentamento à Covid da capital mineira. A informação foi confirmada pela atual secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, que também afirmou que a pasta considera a retirada da obrigação do uso de máscaras em locais fechados. Em BH, atualmente, a utilização do acessório de proteção está liberada apenas em espaços abertos.