(Fundação Hemominas)
No período de festas, quando muitas pessoas viajam e aproveitam as tradicionais confraternizações, o estoque do banco de sangue da Fundação Hemominas tende a diminuir drasticamente. Neste momento, o estoque dos tipos sanguíneos O+ e O- está em estado crítico, de acordo com entidade. Somente os estoques dos tipos B+ e AB+ estão estáveis (veja abaixo).
Na quarta-feira (20), por causa do baixo estoque de sangue, a coordenadoria do hemocentro de Belo Horizonte chegou a emitir uma recomendação de suspensão das cirurgias eletivas (aquelas não urgentes ou emergenciais) na Região Metropolitana por 72 horas. A paralisação de servidores da saúde também contribuiu para a recomendação.
De acordo com a Fundação Hemominas, em virtude das férias e feriados de fim de ano, tradicionalmente há uma queda de cerca de 30% nos estoques de sangue no mês de dezembro. Por meio de nota, a instituição informou que a suspensão das cirurgias eletivas por 72h, nas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma questão de prudência.
"Tal decisão se respalda na preocupação desta instituição em garantir um estoque emergencial básico destinado às cirurgias de urgência e emergência, a fim de que pacientes graves não sejam prejudicados por falta de sangue", diz a nota. O Hemominas informou ainda que “ aguarda uma posição do movimento grevista, após o anúncio do pagamento do 13º ontem (21) à noite, pois essa recomendação em relação às cirurgias poderá sofrer modificação”.
Mesmo com a recomendação, as cirurgias aconteceram normalmente até esta quinta (21) nos hospitais associados à rede Fhemig, segundo a assessoria de imprensa da fundação.
Doação
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar as condições para doar. Homens podem fazer a doação quatro vezes ao ano, enquanto mulheres podem três vezes nesse período. O agendamento da doação pode ser feito pela internet, basta clicar aqui.
Nesse período de muitas confraternizações, é importante ficar atento ao intervalo de tempo entre a ingestão de bebida alcoólica e a doação de sangue. Segundo o Hemominas, a ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. Outras condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas aqui.