Estudantes mineiros ganham medalhas na maior competição de educação profissional do mundo

Hoje em Dia
17/08/2015 às 20:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:23

Com 27 medalhas - sete delas conquistadas por estudantes de Minas Gerais -  o Brasil é o maior campeão da 43ª edição da WorldSkills Competition. Os mineiros tiveram acesso à educação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Brasil superou países com tradição na educação profissional como a Coréia do Sul (2º lugar) e Taipé Chinesa/ Taiwan (3º lugar). Após quatro dias de provas, a equipe brasileira foi premiada com 11 medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze.

Ranking

Carlos Rubens Teixeira Junior, de Pedro Leopoldo, levou a medalha de ouro na modalidade Instalações Elétricas Prediais.

Kaio Junio Martins Silva, estudante de Tecnologia da Moda de Patos de Minas, também ficou em 1º lugar.

David Silva Damasceno trouxe para Itabira a medalha de prata conquistada em Construção de Estruturas Metálicas.

Os outros quatro medalhistas mineiros são da capital: Djalma Rodrigues de Assis e Weslen Pereira Santana ficaram com a prata em Escultura em pedra e em Marcenaria de Estruturas, respectivamente. Evandro Junio Gomes Silva e Gabriel Lucas Teixeira Teles ganharam medalhas de bronze em Eletrônica e em Manutenção Mecânica Industrial, respectivamente.

Worldskills

Em 65 anos de história, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo que trocam experiências de seus ofícios. A organização da competição foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.

A Worldskills acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional. Esta edição, a primeira a ser realizada na América Latina, teve a participação de cerca de 60 países e regiões membros.

Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços. Vencem aqueles que executam o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade.

Para o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec, já que dos 31 medalhistas brasileiros, 28 tiveram acesso a formação profissional por meio do programa federal, incluindo os 11 jovens que ganharam medalha de ouro.

O empenho em torno do Pronatec e da educação profissional pode ser observado na evolução do Brasil na WorldSkills. Na edição de 2011, realizada em Londres, o país ficou em 8º lugar na classificação geral. Em 2013, o Brasil subiu para a 5ª colocação, na competição de Leipzig, na Alemanha.

Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, a participação e os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros na Worldskills 2015 demonstram que o Brasil está no caminho certo ao expandir a educação profissional para os nossos jovens. O Brasil envia representantes para o Worldskills desde 1983.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por