Evento no Jardim Zoológico de BH tenta barrar o tráfico de animais

Hoje em Dia
06/09/2014 às 08:10.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:05

Terceira maior atividade ilícita do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas, o comércio ilegal de animais movimenta mais de R$ 400 bilhões por ano no mundo. Para tentar conter o crime, que traz consequências drásticas para a fauna brasileira, a saída é sensibilizar a população.

Com este objetivo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais realiza neste domingo (7) o 2º Dia de Conscientização de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. O evento, no Jardim Zoológico, entre 10h e 16h, é gratuito, e o público será informado a respeito da importância do combate ao crime.

O tráfico é um dos fatores que impacta no número de apreensões de animais realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Minas, foram realizadas 5.358 apreensões no ano passado.

As apreensões feitas pelo Ibama também podem ser motivadas por outras ilegalidades, como o descumprimento da Lei Estadual que proíbe a presença de animais em circo. Na quarta-feira, um leão foi recolhido do circo Aritana, que estava armado em Passa Tempo, no Centro-Oeste de Minas. O animal, manso e de idade avançada, será encaminhado a um zoológico do Espírito Santo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por