Exército encontra irregularidades em empresas mineiras especializadas em materiais explosivos

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
20/09/2017 às 11:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:39
 (Exército/Divulgação)

(Exército/Divulgação)

Duas empresas especializadas em comercialização de materiais explosivos em Minas foram autuadas por irregularidades durante operação "Dínamo V", desencadeada pelo Exército Brasileiro. Os estabelecimentos apresentaram problemas na documentação e estavam com material armazenado além do permitido.

De acordo com a assessoria de imprensa da 4ª Região Militar, a ação tem apoio das polícias Militar, Civil e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e visa fiscalizar materiais explosivos nos principais estabelecimentos de venda e armazenamento deste tipo de material controlado.

Nessa terça-feira (19), 16 empresas foram vistoriadas pelos militares. Dois estabelecimentos foram autuados: um em Congonhas, na região Central do Estado, por adquirir cordel detonante acima do permitido. A outra foi em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por apresentar divergências na documentação.

Serão abertos processos administrativos contra as duas empresas. Os responsáveis poderão ser penalizados com multas ou até mesmo a cassação do certificado de registro para venda e aquisição de produtos controlados. 

De acordo com a corporação, a operação "Dínamo V" é nacional e o objetivo é intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos, que são a documentação, as condições de segurança, o controle da produção e estoque, armazenamento, comercialização, transporte e utilização. As incursões seguem até sexta-feira (22).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por