Faop convida comunidade para a confecção dos tradicionais tapetes na Semana Santa

Hoje em Dia
07/03/2016 às 18:29.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:43
 (Divulgação/Faop)

(Divulgação/Faop)

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, convida a comunidade para a confecção dos tradicionais tapetes devocionais. O trabalho, além do propósito religioso, usa a arte para preservar o patrimônio cultural da cidade histórica, será realizado durante a noite do Sábado de Aleluia, no dia 26 de março.

O resultado da atividade dos alunos e funcionários da Faop, da comunidade e dos turistas que vêm à cidade para os festejos da Semana Santa, será o cenário para a Procissão da Ressurreição em Ouro Preto. Aos interessados em participar da confecção dos tapetes, é preciso apenas comparecer ao trajeto da Procissão a partir das 20h do Sábado de Aleluia, após o fechamento do trânsito pela Guarda Municipal.

Em Ouro Preto, a confecção de tapetes devocionais remete à reinauguração da matriz do Pilar, no ano de 1733. A tradição de enfeitar as ruas para a passagem de cortejos ultrapassa séculos e é relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos.  

Desenhos com serragens

A arte utiliza a serragem para dar forma aos desehos que simbolizam a fé dos homens. Para incentivar a tradição de ornamentação das ruas com os tapetes e preservar a cultura, a Faop oferece palestras, cursos e oficinas abertas a toda a comunidade ouro-pretana e demais interessados.

O programa Tapete+Arte, que leva os tapetes devocionais para outros espaços como galerias, museus, espaços urbanos e outras cidades do país e do mundo, como aconteceu na França em 2012, tem importante papel no incentivo à difusão e valorização da tradição nos mais diversos espaços.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por