(Lucas Prates / Hoje em Dia)
A partir desta segunda-feira (8), quem for abrir o processo para solicitar remédios gratuitos pela Farmácia de Minas precisará ir até a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
De acordo com a SES, a Unidade da Farmácia de Minas de Belo Horizonte atende cerca de 2 mil pessoas todos os dias. Desse total, 10% referem-se à abertura de processo para solicitação de medicamentos. São esses novos usuários que agora devem agendar o serviço na UAI.
A medida, segundo o Estado, vai facilitar o acesso das pessoas ao serviço. A expectativa é que a mudança possa reduzir o tempo de espera e ampliar a capacidade de atendimento.
Os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas, como a distribuição de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno permanecem inalterados, sendo realizados normalmente na sede do bairro Carlos Prates.
Também não haverá alteração na rotina dos usuários das demais unidades da Farmácia de Minas das Regionais de Saúde do interior.
Até abril de 2023 foram abertos, na Farmácia de Minas de Belo Horizonte, 8.299 protocolos de solicitação de medicamentos, média 2 mil por mês. Em 2022, foram 21.243 pedidos.
Como abrir o processo
O usuário deverá agendar dia e horário para o atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça Sete, para entregar os documentos preenchidos.
Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, o usuário poderá acompanhar a situação pelos mesmos canais digitais.
O prazo para deferimento é de até 45 dias. Após a solicitação ser aceita, o usuário ainda deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de BH.
A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde pode acessada clicando aqui.