'Feirão Limpa Nome' termina neste sábado em Belo Horizonte

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/11/2016 às 11:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:40

Este sábado (19) é o último dia para encerrar o ano com o nome limpo. A Serasa Experian encerra às 18h, o "Feirão Limpa Nome", no Estacionamento do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4.000 – União – BH), onde consumidores podem renegociar dívidas com desconto. BH tem, aproximadamente, 890 mil pessoas com dívidas atrasadas, segundo estudo do Serasa. O número é preocupante, já que representa quase metade da população adulta (49%). Em Minas Gerais, o número é de 5,5 milhões de devedores, ou 35,4% das pessoas com mais de 18 anos. 

Marcelo Monteiro, especialista em recuperação de crédito, explica que feirões como esse são uma ótima oportunidade, pois as empresas participantes estão mais dispostas a negociar. “Isto implica em oferecer condições mais atraentes para os consumidores, e ter mais flexibilidade na hora de ajustar os planos de pagamento às condições financeiras dos seus clientes”.

No caso da Serasa Experian estão presentes 11 empresas de diversos setores, como bancos varejistas, financeiras, utilidades e telecom. Monteiro lembra que antes de ir para esse tipo de evento, é importante que as pessoas, basicamente, tenham entendido “os valores envolvidos na negociação, o principal da dívida, os juros e multas acrescidos”. Também é preciso ter “clareza do que pretendem fazer, pois irão assumir um novo compromisso financeiro por um período de alguns meses, em condições mais favoráveis, e devem se programar para pagar as prestações até o final”.

Atenção com os gastos

 precisa ser feita. "Renegociar leva a pessoa a refletir sobre os gastos, o que exige disciplina", explica. 

Vieira esclarece que o 13º salário deve ser usado prioritariamente para pagar dívidas, por causa dos juros mais altos. Além disso, o trabalhador não deve comprometer mais do que 30% do salário com esses gastos. "É preciso ter sempre uma reserva mensal para as outras despesas como água, luz e telefone", afirmou.

Ainda de acordo com o Serasa, o consumo por impulso, sem planejamento ou para ostentar uma condição que não condiz com sua realidade são alguns dos motivos que levam o consumidor à inadimplência. Hoje, o Brasil conta com 59 milhões de inadimplentes e, além disso, 40% dos consumidores que regularizam sua situação voltam a ter o "nome sujo" em menos de 12 meses.

Pensando nisso, o Serasa lançou também um e-book, onde o consumidor aprende, além de planilhas, a mudar o comportamento e a pensar mais no futuro e deixar de lado o imediatismo. Além disso, o objetivo do livro é promover a educação financeira e oferecer subsídios para que o consumidor renegocie suas dívidas da melhor forma e em oportunidades especiais, como os feirões.

.

. Quem optar pela renegociação on-line também poderá usufruir de descontros oferecidos por empresas de diversos setores.



Antes de concluir a compra, pare e pense: você precisa mesmo daquele produto/serviço? Tente diferenciar o que precisa daquilo que simplesmente é um desejo.

Faça uma lista de produtos e serviços que você efetivamente necessita e outra com itens que quer adquirir por prazer. Na hora da compra, priorize o que é necessário, avaliando as condições de pagamento. A outra lista não deve ser esquecida, mas merece um planejamento mais cuidadoso.

Reserve previamente um valor do orçamento para gastar com itens de desejo, mas sem comprometer o pagamento de contas fixas ou dívidas já contraídas.

Defina prioridades, evitando o consumo excessivo e desnecessário, que leva ao endividamento.

Não se engane com parcelamentos propostos pelas lojas: esse mecanismo “engana” o cérebro, criando a ilusão de que custa pouco. Considere o valor total, incluindo os juros. E, antes de decidir, some todos os parcelamentos contratados para saber o quanto eles comprometem sua renda mensal.

Também tome cuidado com o “compre agora e pague depois”. Este truque distancia a compra do pagamento, antecipando a alegria de possuir um item e retardando o sofrimento de pagar por ele.

Cuidado com promoções: confira se o preço está mesmo mais baixo e só leve o que precisa.

Precaução com crédito fácil: se você está endividado e não encontra restrições para contratar um novo financiamento, desconfie. Possivelmente irá pagar juros maiores por ele.

Pense duas vezes antes de contratar o empréstimo consignado, que é descontado do salário.

Nunca leve uma quantidade exagerada de determinado produto apenas porque considerou uma boa oferta.

Sempre pesquise preço e condições de pagamento.

Guarde todos os cupons fiscais e, no final do dia, anote tudo o que gastou. É o melhor jeito de conhecer suas despesas variáveis.

Conheça seu padrão de vida e viva de acordo com ele.

Planeje sua ascensão econômica e social por meio do estudo, do trabalho e da criação novas fontes de renda e não pela compra de itens de luxo, que não condizem com sua renda.

Muitas vezes, as pessoas vão às compras em busca de uma recompensa. Mas pense nas consequências: você merece mais uma dívida? Merece perder o sono, ficar deprimido ou sujar seu nome por causa dela?

Tenha sempre uma meta ou um plano de vida para realizar seus sonhos.

Anote seus gastos. Muitas pessoas têm receio de listar as despesas porque, ao fazer isso, a limitação financeira torna-se mais evidente e concreta. Mas anotar tudo é uma atitude extremamente benéfica. Não faça as contas de cabeça. Use uma caderneta ou uma planilha e liste as despesas fixas (aluguel, telefone, escola etc.), as variáveis (que cada pessoa da família costuma fazer) e todas as prestações.

Faça o orçamento doméstico. Ele ajuda a conhecer bem a situação e, assim, definir um plano para pôr a vida em ordem e buscar o equilíbrio financeiro. A Cartilha do Orçamento, do Serasa Consumidor, pode contribuir com esse processo.

Cultive bons hábitos. Caso esteja inadimplente, saia de casa apenas com o dinheiro contado, evite ir ao shopping para passear, dê uma pausa no uso do cartão de crédito, pesquise preços e reduza ou elimine gastos supérfluos do dia a dia.

Planeje a saída do endividamento. Faça uma lista de todas as dívidas que possui, defina aquelas que você irá pagar primeiro e negocie com os credores uma forma de quitar. O Feirão Limpa Nome é uma boa oportunidade para renegociar diretamente com o credor, obtendo bons descontos e condições de pagamento especiais.

Serviço:

Feirão Limpa Nome Belo Horizonte
Data: De 16 a 19 de novembro
Horário: De 8h às 18h
Local: Estacionamento do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4.000 – União – BH).
Informações: www.serasaconsumidor.com.br/feirao.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por