Feira Hippie, tradicionalmente realizada aos domingos na avenida Afonso Pena em Belo Horizonte (Wesley Rodrigues)
A tradicional Feira Hippie da avenida Afonso Pena começa a funcionar em horário especial a partir deste domingo (4).
Os cerca de 1,8 mil expositores esperam um aumento de até 35% na circulação de consumidores, que costuma ser de 60 mil pessoas por domingo, o que justifica a ampliação do horário.
Normalmente, a feira funciona a partir das 8h da manhã dos domingos até às 14h, entre a Praça Sete e a avenida Carandaí. E, nos dias 4, 11, 18 e 25, o horário será estendido em uma hora, com autorização para funcionamento até às 15h.
Segundo a prefeitura, é uma forma de promover a economia popular às vésperas e no Natal, período em que o comércio fica mais aquecido.
A feira
Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte surgiu na Praça da Liberdade em 1969.
Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Em 1991, a Feira Hippie – como é popularmente conhecida – e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a avenida Afonso Pena, no Centro.
Dividida em 16 setores, incluindo áreas de alimentação, atualmente, é a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.
Leia mais