(Flávio Tavares)
Quarenta e cinco motoristas são multados a cada hora por excesso de velocidade nas rodovias estaduais. Desde outubro do ano passado, quando começou a instalação dos aparelhos, foram mais de 394 mil infrações. Ontem, 31 novos equipamentos entraram em operação. Além dos limites máximos permitidos, condutores que pretendem pegar estrada no feriado prolongado devem redobrar a atenção para outros fatores.
Previsão de muita chuva em alguns dos destinos mais procurados pelos mineiros e pistas precárias podem transformar a aguardada viagem em dor de cabeça. Nas rodovias estaduais, há pelo menos 19 trechos com armadilhas que vão desde interdições, tráfego em meia pista ou variante, erosões, barreiras e atoleiros. Há ainda 17 pontes com limitações de peso.
Os problemas também cortam a malha federal. Na BR-381, principal ligação de Minas com o litoral capixaba, alguns trechos estão com sinalização deficiente e há obras em andamento próximo a João Monlevade, na região Central.
Fiscalização
Para diminuir os riscos de acidentes, as autoridades prometem reforçar a segurança. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prepara uma operação com ações educativas e fiscalização em pontos estratégicos. Cerca de 800 policiais vão utilizar 23 radares e 230 etilômetros. Já o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER- MG) informou que ações, feitas em conjunto com a PM, estão previstas, mas “por questões estratégicas, não serão divulgadas”.
Para o engenheiro de transporte Márcio Aguiar, as medidas são válidas, mas devem ser constantes. Segundo ele, a instalação de radares sempre deve vir acompanhada de ações presenciais, como as que acontecem em feriados. “A fiscalização eletrônica, se bem sinalizada, é um reforço, mas é importante também que os órgãos de trânsito aumentem o contingente nas estradas, circulando”.
Chuva
Quem escolheu passar o feriado na praia deve observar a previsão do tempo. Mineiros que seguirem rumo à Bahia ou Espírito Santo vão encontrar chuvas fortes ao longo de todo o fim de semana. “Já nas saídas para São Paulo e Rio de Janeiro, os motoristas terão sol e podem enfrentar pancadas isoladas”, diz o meteorologista do TempoClima PUC Minas, Heriberto dos Anjos.
Em nota, o DEER informou que o contrato dos radares tem duração de 30 meses, podendo ser renovado por igual período. A meta inicial, de 393 equipamentos, já foi alcançada, mas novos equipamentos poderão ser instalados ou remanejados, conforme estudos de segurança viária. Sobre os trechos com problemas, técnicos do DEER sinalizam o local ou implementam um desvio, além de tomar as medidas necessárias para a recuperação.
Também em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que não há trechos com restrição de tráfego. “A malha rodoviária federal em Minas encontra-se em boas condições de pavimento e sinalização”. Segundo o órgão, mais de 90% das estradas estão com contratos de manutenção ou restauração.