Festa antecipada: BH vive domingo de Carnaval com a eleição da Corte Momesca

Simon Nascimento
scruz@hojeemdia.com.br
02/12/2018 às 17:17.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:01
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Samba, cerveja gelada, churrasquinho, fantasias e um mix de cores. Os componentes anunciam a chegada do Carnaval, marcado para a primeira semana de março de 2019. Mas, em Belo Horizonte, a folia já ocorre neste domingo (2), no Mercado da Lagoinha, na região Noroeste da capital, com a eleição da Corte Momesca. O concurso ocorre no dia em que é comemorado o Dia Nacional do Samba e é o primeiro evento oficial do Carnaval 2019.

O rei, a rainha e a princesa que serão eleitos após desfile serão os porta-bandeiras da folia na capital, de acordo com a Belotur. Ao todo, 16 pessoas, oito homens e oito mulheres, disputam o trono de rei momo e rainha. O segundo lugar no pleito de rainha será declarada a princesa do festejo. Cinco jurados serão os responsáveis pelos votos. Os quesitos avaliados serão comunicação, simpatia e espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. Neste ano, a premiação para rei e rainha eleitos é de R$ 12 mil e, para a princesa eleita, R$ 9 mil. 

Entre os avaliadores está a sambista de Belo Horizonte Aline Calixto. Para a cantora, a eleição da corte é uma incógnita e pode trazer surpresas. O crucial para garantir o título é o respeito às tradições da festa. "É muito importante valorizar a tradição do nosso Carnaval, ainda mais em um espaço de comunidade, para que estas pessoas se sintam valorizadas e respeitadas", contou a artista, que é responsável por liderar a tarde do sábado de Carnaval em BH, com o Bloco da Calixto, tradicionalmente na avenida João Pinheiro. "Para 2019 os folioões podem se preparar, porque estamos preparando muitas surpresas, e vai ser tudo com muito amor", revelou.
 Maurício Vieira / Hoje em Dia

Candidata a Rainha do Carnaval 2019

A bateria da escola Canto da Alvorada, campeã do Carnaval de 2018, ficou com a responsabilidade de reger a festa. Aluizer Malab, presidente da Belotur, acredita que a eleição da corte segue uma tradição carnavalesca BH. "A escolha do local também passa por isso. Realizar este evento no Mercado da Lagoinha é uma maneira de enaltecer uma cultura local, que é o samba da Lagoinha", disse. 

Malab reforçou também que os preparativos para a folia do próximo ano estão em ajustes finais. Segundo o gestor da Belotur, reuniões com os blocos de rua e escolas de samba estão sendo realizadas para estruturar a festa. "Da nossa parte (prefeitura), a população pode esperar muito empenho e organização. É o terceiro Carnaval da nossa gestão e já estamos com a musculatura mais firme", brincou.

O resultado da eleição será divulgado na noite deste domingo. O Hoje Em Dia tentou contato com os candidatos, contudo, a organização do evento só permitiu entrevistas após a declaração dos campeões, sob a justificativa de manter a lisura do processo.

 Publico aprovou

As pessoas que foram ao Mercado da Lagoinha aprovaram o evento. Luana Gabriele, de 35 anos, mora bo bairro Concórdia, e enalteceu o crescimento do Carnaval de BH. "A localização do evento foi perfeita. Atendeu aos moradores de toda a cidade", disse. Lúcia Santos, de 78 anos, mostrou-se ansiosa com a aproximação da folia. 

Moradora do bairro São Geraldo, na região Leste da capital, a aposentada disse que a idade é mais um atrativo para curtir os blocos de carnaval de BH. "Minha idade não conta nada. Eu quero e vou sambar muito", prometeu. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por