Data é tradicionalmente celebrada pela Igreja Católica, em todo o mundo, no último domingo de novembro
Programação vai unir fé e cultura para a Festa de Cristo Rei (Divulgação / Arquidiocese de BH)
Tradicionalmente celebrada pela Igreja Católica, em todo o mundo, no último domingo de novembro, a Festa de Cristo Rei terá programação especial na Catedral Cristo Rei Igreja Matriz da Arquidiocese de Belo Horizonte desta sexta (22), com abertura de exposição, até domingo (24), quando dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir a Solene Missa.
A Festa de Cristo Rei convida os fiéis a refletirem sobre a realeza de Cristo e, assim, buscar superar situações de injustiça. A Igreja Católica ensina que a realeza de Cristo não se expressa a partir da força que impõe um domínio, ou das riquezas que expressam poder. O trono de Cristo é a cruz. Ele é Rei, Filho de Deus, mas se fez servo da humanidade. Seus discípulos são igualmente chamados a servir.
Sexta (22)
19h30 - inauguração da exposição “Dom Serafim: vida e ministério”, organizada pelo Memorial Arquidiocesano.
Os fiéis que visitarem a Catedral Cristo Rei poderão contemplar um acervo rico e diversificado, que contempla objetos de uso pessoal, fotografias e registros audiovisuais, que narram a trajetória do cardeal, desde a sua sagração como padre da Igreja Católica. Se estivesse vivo, dom Serafim completaria 100 anos em 2024. Dom Serafim faleceu no dia 8 de outubro de 2019, aos 95 anos, e foi o terceiro arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Arquidiocese tem realizado, ao longo deste ano, uma série de eventos em homenagem à memória do cardeal.
Sábado (23)
14h - padre Alexandre Fernandes e a doutora Filó conduzem momento de oração.
Domingo (24)
10h30 - arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a Solene Missa. Em seguida, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais realiza apresentação.
De acordo com a Arquidiocese de BH, os trabalhos de construção da Catedral Cristo Rei avançam, sem interrupções, graças também aos gestos de solidariedade. A infraestrutura da nave da Catedral, chamada de Tenda da Paz, já está concluída, e brevemente será ambientada, ganhando seus elementos artísticos.
Paralelamente, foram edificados setores estratégicos que receberão as equipes de trabalho da Arquidiocese, fortalecendo iniciativas de amparo aos pobres, promoção da educação e da cultura, inclusão social por meio da arte.
Há mais de cinco anos, as missas na Catedral Cristo Rei são celebradas no ambiente que, futuramente, será o auditório. Para ajudar na edificação da Catedral, ligue para (31) 3269-3100 ou visite o site: www.catedralcristoreibh.com.br.
Há mais de 5 anos, as missas são celebradas no ambiente onde será o auditório (Divulgação / Arquidiocese de BH)