Um dos objetivos do evento, que vai de sexta a domingo, é disseminar conhecimento sobre a necessidade de preservar habitat da espécie
(Padre Lauro Palú/divulgação)
Uma das grandes atrações para os turísticas que visitam o Santuário do Caraça, o lobo-guará dá nome ao festival que integra ciência, arte e natureza em um dos destinados mais visitados do Estado. De sexta (10) a domingo (12), programação diversificada, com palestras de especialistas renomados, apresentações culturais, oficinas para crianças e exposições de artistas locais
O festival faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Canídeos Silvestres (PAN Canídeos). A proposta é disseminar conhecimento sobre a ecologia e os desafios enfrentados pelo lobo-guará, além de sensibilizar o público para ações de proteção e restauração de seu habitat.
O lobo-guará está vulnerável à extinção em razão, principalmente, da destruição do seu habitat no Cerrado, causada pelo avanço do agronegócio, da mineração e da urbanização.
Realizado pelo Instituto Pró-Carnívoros, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Cenap (Centro de Aprendizagem Profissional) e o próprio Santuário, o festival convida a conhecer e valorizar o lobo-guará, símbolo vivo da biodiversidade do Cerrado e um dos maiores ícones da conservação ambiental no Brasil.
Segundo os organizadores, conexões também serão incentivadas entre o público geral, comunidade local, gestores ambientais, cientistas e instituições parceiras, reforçando a importância de ações conjuntas na preservação da biodiversidade brasileira.
De acordo com Pablo Azevedo, gerente geral do Santuário do Caraça, “O festival é uma oportunidade única para promover a conscientização ambiental e destacar a relevância do Caraça como um espaço de conservação e aprendizado. Queremos reunir diferentes públicos em torno de um objetivo comum: valorizar e proteger o lobo-guará e seu habitat natural”.
O Santuário do Caraça fica localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara (Estrada do Caraça, Km 9), com fácil acesso pelas rodovias BR- 381 e MG- 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)
Leia também: