O Ibama informou neste domingo (15) que floculantes, um espécie de filtro vegetal, serão utilizados no Rio Doce para melhorar a qualidade da água na bacia. O instituto afirmou que um grande carregamento do produto, normalmente utilizado em estações de tratamento de água, foi comprado pela minerador Samarco, responsável pelas duas barragens que ruíram em Mariana e, com isso, liberaram rejeitos que contaminaram o rio.
A decisão sobre a utilização dos floculantes foi tomada neste domingo em reunião entre a presidente do Ibama, Marilene Ramos, e especialistas da UFMG. "Iremos usar para minimizar o impacto no Rio Doce e no Espírito Santo", informou a presidente. Outra medida anunciada pela presidente é a instalação de diques de filtração granular no distrito de Bento Rodrigues para evitar que grandes quantidades de resíduos sólidos cheguem ao Rio doce.
Em Linhares (ES), de acordo com Marilene, também serão instaladas 20 quilômetros de barreiras flutuantes em áreas sensíveis para a fauna e flora, como partes de mangue e locais utilizados para a reprodução de peixes.