Prefeitos das duas cidades assinaram documento de ‘relações diplomáticas’
Prefeitos Álvaro Damião e Rafael López Aliaga assinaram acordo de cooperação técnica entre as duas capitais (PBH / Divulgação)
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, encerra nesta sexta-feira (12) uma série de agendas em Lima, capital do Peru. Na primeira viagem internacional como chefe do Executivo municipal, ele cumpriu uma agenda de compromissos no país vizinho que começou na última segunda-feira (7).
Dentre os compromissos, na terça-feira (8) teve encontro com o embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena Soares, quando defendeu a criação de voo direto entre BH e Lima.
Nesta sexta (11), Damião - que tomou posse no dia 3 - esteve com o prefeito de Lima, Rafael López Aliaga. Eles assinaram o acordo que prevê relações diplomáticas e de cooperação técnica entre as duas capitais.
“Vamos fortalecer laços culturais, econômicos e turísticos e, entre as principais ações, está a criação de uma linha aérea direta entre as duas cidades e iniciativas de intercâmbio no âmbito da gastronomia”, afirmou Damião.
A cidade peruana é a quarta rota mais demandada da América do Sul pelos passageiros que passam por Confins. De acordo com a PBH, a criação de um voo entre as duas capitais é ainda uma forma de reforçar as oportunidades de negócios e trazer novos investimentos.
O acordo de cooperação passaria ainda pelo intercâmbio gastronômico. Belo Horizonte é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido em 2019. Já o Peru tem na rica e variada gastronomia um forte ativo comercial e promocional.