Diversas irregularidades foram constatadas e 17 multas aplicadas
(PBH / Amira Hissa)
A semana terminou em Belo Horizonte com cinco ônibus retirados de circulação. Durante fiscalização realizada nesta sesta sexta-feira (2), oito ônibus foram analisados e cinco tiveram as autorizações de tráfego recolhidas. Com isso, eles estão impedidos de circular. Além disso, 17 autuações foram aplicadas.
De acordo com o Executivo, os principais problemas encontrados nos ônibus foram o sistema de freio de portas, vazamento de óleo na roda, pneus em más condições, mau funcionamento do elevador e limpador de parabrisa sem funcionar.
Além disso, dois veículos das linhas 8001A e 9150 foram multados pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), por causa do mau estado dos pneus. Ambos foram removidos para o pátio do Detran-MG e só poderão ser retirados depois de comprovar a quitação das multas aplicadas e apresentar documentação regularizada.
A fiscalização contou com agentes da Sumob, da BHTrans e da Guarda Municipal e tem como objetivo a fiscalização do transporte coletivo da capital, verificando as condições dos ônibus, especialmente no que diz respeito à segurança dos passageiros.
Desde 25 janeiro, quando a Prefeitura anunciou a adoção de uma política de Tolerância Zero em relação às empresas de ônibus, já foram vistoriados 39 ônibus e detectadas 85 irregularidades. Os fiscais expediram 113 autuações e 7 advertências, sendo recolhidas 19 autorizações de tráfego.
Todos os ônibus que tiverem a autorização recolhida nas fiscalizações ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas, que foram encontrados, sejam reparados. Os veículos precisam passar por uma nova vistoria para receber o documento de volta. Nesse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelo ônibus.