Foram emitidas 5 autuações; um veículo teve a Autorização de Tráfego recolhida
Estação São Gabriel (Lucas Prates / arquivo Hoje em Dia)
Cinco autuações foram emitidas e um veículo teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida por irregularidades no elevador durante fiscalização da Prefeitura na garagem de uma empresa cuja linha atende ao bairro São Marcos, na região Nordeste de Belo Horizonte.
Dois veículos foram abordados. As autuações foram por extintor vencido, filtro do ar condicionado e campainha interna inoperante. O ônibus que teve a autorização de tráfego recolhida recebeu um adesivo informando que foi reprovado pela fiscalização. O veículo só poderá voltar a operar após a correção do problema em uma nova vistoria.
A Prefeitura informa que o passageiro que verificar ônibus do transporte municipal operando com esse adesivo, deve denunciar por meio dos canais do município (clique aqui para ter acesso).
Em 2024 foram realizadas 2.882 ações de fiscalização e 17.329 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média de mais de 550 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 19.174 autuações, 603 ATs recolhidas e 21 veículos encaminhados ao pátio do Detran.
As fiscalizações são realizadas por agentes da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais -, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.
* Com informações da PBH