(Andre Brant)
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MG) montou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) para fiscalizar a situação dos motoristas e cobradores que trabalham na Estação de Integração José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, região Leste de Belo Horizonte,
Com poucas horas da ação, denominada "Bem-vindo", os fiscais constaram que um motorista trabalhou neste mês de outubro sem um único dia de descanso. A empresa para qual ele presta serviço será autuada pela irregularidade.
Além disso, outras cinco empresas serão notificadas para apresentar o controle da jornada de trabalho dos funcionários. Os documentos serão analisados na próxima semana e, caso sejam encontradas falhas, elas também poderão ser autuadas.
Além da Estação José Cândido, a ação também já aconteceu na Rodoviária Central da capital e nas próximas semanas será realizada em outras estações, sempre em horários diferentes
"Bem-vindo"
Conforme o SRTE, a operação é para garantir os direitos trabalhistas dos motoristas de ônibus intermunicipais e interestaduais. De acordo com os coordenadores da ação, os aditores fiscais Athos Vasconcellos e Onilton Barbosa, equipes verificaram se a jornada de trabalho e os intervalos para descanso dos profissionais estão de acordo com a legislação trabalhista.
“A exposição desses trabalhadores a jornadas excessivas, combinada a longos períodos sem descanso, pode causar acidentes de trabalho com consequências danosas não só para os trabalhadores, como também para a população em geral, como usuária de rodovias em Minas Gerais” alerta Athos.