Mais de 24 mil árvores estão espalhadas pela cidade
Floração dos ipês colore as ruas da capital mineira (Valéria Marques/ Hoje em Dia )
O inverno chegou amenizando as temperaturas em Belo Horizonte e, com ele, a beleza dos ipês, que enfeitam e colorem as ruas da capital mineira. A graciosidade das mais de 24 mil árvores presentes na cidade encanta quem passa a pé, de carro ou de ônibus pelos canteiros. Não é raro ver alguém fotografando ou encontrar postagens das redes sociais exaltando as árvores símbolo do município outrora batizado de "cidade jardim".
O espetáculo conta com tons dos ipês roxo, rosa, branco, verde, amarelo, entre outros. Como de costume e seguindo a ordem "determinada" pela natureza, quem chegou “roubando a cena” foram os ipês cor de rosa. Eles podem ser vistos e admirados nas praças da Estação, da Liberdade e Tiradentes e em vários bairros. Fora dos pontos tradicionais, a espécie também é encontrada na rua Marechal Deodoro, no bairro Floresta, região Centro-Sul da capital.
O ipê rosa é a segunda espécie com maior quantidade de árvores em BH. Segundo levantamento da prefeitura, ao todo, são 5.211 exemplares espalhados pela capital.
A espécie mais encontrada é o ipê-tabaco, com 9.243 árvores. A “terceira posição” fica com o ipê roxo, com 3.386 exemplares, seguido do ipê branco, com 3.604 árvores.
Além da beleza, os ipês também têm uma função ecológica relevante. Segundo Fernanda Raggi, bióloga e docente da Universidade UniBH, as árvores têm papel fundamental na amenização do clima na capital mineira.
“Eles são importantes para abelhas nativas, aves e outros polinizadores urbanos. Também ajudam a regular o microclima e absorver poluentes”, disse a bióloga.
VEJA FOTOS: