(Polícia Militar/Divulgação)
Os foliões de BH podem ter uma provinha do que serão os desfiles dos blocos no Carnaval, em fevereiro, já no próximo sábado (28).
A partir às 10h, na avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte irá reunir blocos de rua para uma folia diferente: o "Carnaval Sustentável 2023". Além do samba no pé e diversão, que participar da ação coletiva vai contribuir para o meio ambiente, com o plantio de 350 mudas, em área verde nos arredores da Lagoa da Pampulha.
A agenda integra iniciativas da administração municipal de promover espaços biodiversos e fortalecer o ecossistema em áreas de intensa urbanização. Além da revegetação, os plantios irão proporcionar novos locais de resfriamento, de descanso e de contato com a natureza, tornando a cidade cada vez mais sustentável.
A diretora de eventos da Belotur, Marah Costa, celebrou a inclusão da sustentabilidade entre as ações da folia. “Além do entretenimento e valorização à cultura, um evento da relevância do Carnaval precisa ter uma função social e ambiental. Assim, diversas campanhas educativas estão sendo estruturadas, entre elas o ‘Carnaval Sustentável'.
Por meio de políticas de compensação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os terrenos públicos ganham uma nova cara, trazendo segurança, espaços de sociabilidade e expandindo a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.
Os os empreendimentos que se instalam na cidade ficam responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção das mudas por um prazo pré-estabelecido nas condicionantes do licenciamento.
A formatação de florestas nativas em áreas reduzidas são uma resposta aos desafios ambientais nas grandes cidades. Elas atraem insetos e novas espécies de plantas, resgata serviços ambientais, restaura e preserva recursos hídricos, entre outros benefícios.
Além disso, podem contribuir com o sequestro de carbono, ajudando no enfrentamento das mudanças climáticas e na adaptação do espaço ao aumento das temperaturas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a iniciativa tem o objetivo de envolver a comunidade na agenda ambiental da cidade.
"Tendo em vista que os blocos reúnem, ano a ano, milhões de foliões em toda a cidade, temos nessa ação uma oportunidade preciosa de envolver essa parte da comunidade na agenda de sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida através do resgate das nossas áreas verdes”, destaca.
Leia mais