atendimento de urgência

Foliões vão contar com postos médicos avançados para evitar lotação de unidades de saúde

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
01/02/2023 às 13:14.
Atualizado em 01/02/2023 às 13:21
 (MARCELA KARITAS/DIVULGAÇÃO)

(MARCELA KARITAS/DIVULGAÇÃO)

Foliões que vão participar do Carnaval de BH 2023 terão disponíveis dois postos médicos avançados (PMA) que funcionarão 24 horas para atender situações de urgência. A novidade foi anunciada pela prefeitura durante evento que marcou a abertura oficial da festa, na manhã desta quarta-feira (1°). 

"Existe um trabalho muito grande feito junto com a secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros para que tenhamos um Carnaval seguro. A gente espalha quase 170 ambulâncias pela cidade. Teremos autoteste de HIV e central de testagem para Covid. Teremos posto médico avançado para fazermos atendimento de causas mais tranquilas ao invés de levar para o hospital", detalhou Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Os PMA vão contar com equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs de BH para atender os foliões das 19h da sexta-feira (17) até as 7h da quarta-feira de cinzas (22), dias em que vão acontecer o maior número de desfiles dos blocos de Carnaval. 

De acordo com a PBH, o foco principal do PMA será a estabilização do paciente evitando superlotação das unidades de saúde. Os postos serão equipados com 15 leitos, sendo 13 para observação e dois para emergência.

O primeiro PMA será no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que fica na Rua Guaicurus, 50, Centro. O segundo será na UPA Centro-Sul, na Rua Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia.

Central de Testagem Covid

Neste ano, uma novidade do Carnaval de BH será o funcionamento da Central de Testagem Covid para a realização de exames por pessoas assintomáticas ou com sintomas respiratórios leves, maiores de 2 anos.

Os testes serão realizados por ordem de chegada na URS Sagrada Família, que fica na rua Joaquim Felício, 101, esquina com a Av. Silviano Brandão, Sagrada Família. A Central de Testagem funcionará nos dias 18 (sábado), 19 (domingo) e 21 (terça-feira), de 10h às 16h. Para realização do exame basta apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Na segunda-feira (20), pessoas com sintomas respiratórios leves poderão fazer o teste nos 152 Centros de Saúde da capital. Endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser conferidos online no portal da PBH. O resultado do exame é repassado ao usuário cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações.

Folia para todos 

"Vamos dar início a festa mais bonita do Brasil. Estamos todos empenhados em fazer o melhor Carnaval do país", garantiu o prefeito Fuad Noman (PSD), durante abertura oficial da folia. Segundo o chefe do Executivo, cerca de 5 milhões de foliões entre os dias 4 de fevereiro e 26 de janeiro.  

"Depois de dois anos presos com uma pandemia, que acabou com a nossa alegria, nós estamos voltando mais felizes", afirmou. Ao todo serão 493 blocos e 539 cortejos com ritmos e temáticas diversas espalhados em todas as regionais da cidade. 

Conforme estimativa da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a festa deve movimentar a economia, com mais de R$ 600 milhões circulando durante o período,com geração de 20 mil empregos diretos e indiretos durante os dias da folia.

"É importante que o comércio e a cidade acreditem no Carnaval, a festa merece isso", ressaltou Gilberto Castro.

A abertura oficial da folia fica por conta do Kandandu, tradicional encontro de blocos afro na sexta-feira (17). Confira a programação no Portal Belo Horizonte.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por