(Renato Fonseca/Hoje em Dia)
Uma força-tarefa está em curso no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), em Mariana, para emitir carteiras de identidade para as pessoas atingidas pelo rompimento das duas barragens da Samarco, Fundão e Santarém.
Como é necessário certidão de nascimento ou casamento para a emissão do documento, uma comissão foi formada para passar nos hotéis e pegar os dados dos desalojados.
As informações coletadas serão repassadas ao Registro Civil, que já possui representantes na cidade. Não haverá custos para quem necessita do serviço. As fotos 3x4 serão arcadas pela Câmara Municipal.
"Todo mundo vai ajudar um pouco. Temos condições de emitir carteira para pessoas nascidas em todo o Brasil. Para Minas é mais rápido", afirma Andrea Paixão, coordenadora de Projetos Sociais do Sindicato dos Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais.
Cerca de 580 pessoas, de 133 famílias, estão abrigadas em hotéis de Mariana. Das 180 casas de Bento Rodrigues, distrito mais afetado pela tragédia, apenas 22 se mantiveram erguidas.
Atualização às 16h