Agentes de combate a endemias vão orientar os moradores sobre a eliminação dos focos e, se necessário, aplicar biolarvicidas nas casas
(Adão de Souza/PBH)
Na tentativa de sensibilizar as pessoas e reforçar as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, cidades mineiras realizam neste sábado (24) o Dia D de combate ao Aedes aegypti. Em Belo Horizonte, as ações ocorrem nas nove regionais, com intensificação das vistorias em imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Durante as visitas, os agentes de combate a endemias vão orientar os moradores sobre a eliminação dos focos. Se necessário, biolarvicidas serão aplicados. As autoridades reforçam a importância da colaboração das pessoas.
De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,9% dos focos estão dentro das casas. Os criadouros predominantes são: 33,1% em pratinhos de plantas, 21% em inservíveis (embalagens de algum produto) e 8,9% em recipientes domésticos.
Como parte das ações, o Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika. Assim como os agentes e para reforçar a importância do cuidado, os mobilizadores também repassam orientações e dicas à população.
Confira dicas para evitar possíveis focos do Aedes aegypti:
* Com informações da PBH
Leia mais: