(TRE / Divulgação)
Durante todo o domingo de eleição, as forças de segurança estarão atuando com um esquema especial para garantir a tranquilidade dos eleitores.
A Polícia Militar de Minas Gerais vai estar com todo seu efetivo formado por 36 mil policiais e seis mil viaturas trabalhando na eleição. Haverá um oficial da PM em todos os 853 municípios e nas rodovias, com reforço de equipes do batalhão Rotam, Polícia Rodoviária e Polícia Militar de Meio Ambiente. A operação só termina na segunda-feira (3).
Guarda Municipal
A guarda municipal de Belo Horizonte vai atuar nas nove regionais da capital, com o patrulhamento preventivo em todas as escolas da rede municipal que vão servir como local de votação. Durante a ronda serão usadas viaturas e motocicletas.
O trabalho será orientado pelo Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), responsável pelo monitoramento das imagens captadas por mais de 3 mil câmeras.
O objetivo será combater qualquer tipo de desordem e manter a segurança nos locais de votação de responsabilidade do município.
Centro Integrado TRE
(TRE / Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) criou um Gabinete Institucional de Segurança em Minas para acompanhar e emitir, a cada duas horas, boletins eleitorais e ocorrências ligadas a crimes eleitorais no estado.
O centro integrado conta com monitores, computadores e telões operados em tempo real por representantes das forças de segurança pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), representantes do TRE, Ministério Público e juízes eleitorais.
O Gabinete Institucional de Segurança é integrado pelas seguintes instituições:
Desde 2008, o GIS é instalado em todas as eleições em Minas para planejar e coordenar todas as ações de segurança no estado relacionadas ao transporte e armazenamento de urnas eletrônicas, à segurança de locais de votação, ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, servidores, magistrados e demais colaboradores.
Leia Mais