(Valéria Marques)
Uma das principais vias de acesso entre bairros da região Norte à avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, a rodovia MG-20 está tomada de buracos que aumentam os riscos de acidentes. Motoristas precisam redobrar a atenção ao passar, principalmente, próximo aos kms 10 e 11, entre os bairros Guarani e Aarão Reis. Lá, crateras impedem a passagem dos veículos em uma das pistas.
Sem uma solução por parte do poder público, moradores chegaram a colocar entulhos (principalmente pedaços de madeira) para "sinalizar" o trecho danificado. Por volta de 9h30, a barreira improvisada já não estava no local. O material estava às margens da estrada - não se sabe se algum carro passou por cima.
Nos horários de pico - principalmente da manhã, quando o fluxo é maior no sentido BH -, retenções de automóveis têm sido inevitáveis no trecho, onde praticamente no mesmo quilômetro uma cratera se abriu, em março. Na época, a armadilha obrigou a passagem dos veículos pelo acostamento.
O problema se arrastou por cerca de um mês, até que o reparo fosse feito pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A velocidade máxima permitida na via é 60 km por hora. Mas, com os buracos, as filas de carros impedem o fluxo normal. Quem passa diariamente pelo trecho reclama. "Esse local convive com buracos o ano inteiro. É só chover e o asfalto começa a ceder. É um risco diário aos motoristas", critica o professor Rodrigo Silva, de 37 anos, morador de Santa Luzia, na Grande BH.
O DER foi procurado, mas informou que o trecho é de responsabilidade da prefeitura de BH. A administração municipal também foi acionada, mas não retornou até a publicação desta reportagem.
Leia mais: