Prefeito pediu para moradores de áreas de risco procurarem os abrigos da prefeitura
A cidade de Belo Horizonte amanheceu de luto neste domingo (29) após o desabamento de uma casa no bairro Paraíso, na Região Leste, que causou a morte de três idosas. O prefeito Fuad Noman lamentou a tragédia e disse que a prioridade é garantir a segurança dos moradores nos próximos dias, por conta da previsão de mais chuva na cidade.
"A prioridade neste momento é garantir a segurança dos moradores da região e evitar novas vítimas. As chuvas devem continuar ao longo dos próximos dias; portanto, quem mora em áreas de risco deve buscar um local seguro ou um dos abrigos da prefeitura", disse o prefeito.
As vítimas do desabamento, com idades entre 60 e 80 anos, estavam dentro da residência. As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias podem ter contribuído para o acidente.
"O dia de hoje é de dor e luto para todos nós, belo-horizontinos. Os efeitos da chuva intensa desta semana interromperam três vidas no desabamento de uma casa, no bairro Paraíso", lamentou o chefe do executivo municipal.
A Defesa Civil informou que havia realizado uma vistoria no imóvel em 2022 e identificado diversos problemas estruturais, como trincas, rachaduras e infiltrações. Apesar dos danos constatados, o imóvel não foi interditado.
A Prefeitura de Belo Horizonte justificou que a interdição só ocorre em casos de risco iminente, e que a responsabilidade pela manutenção do imóvel era dos proprietários. A decisão, no entanto, tem gerado questionamentos sobre a eficácia das ações de prevenção e a responsabilidade do poder público em garantir a segurança dos cidadãos.
As buscas por uma possível quarta vítima foram descartadas pelo Corpo de Bombeiros na manhã de hoje, após uma busca minuciosa no local do desabamento.